Gravidez X Culuna

on abril 8 | in Imprensa, Recentes, Sua Saúde | Por | with No Comments

A gravidez é um dos momentos mais plenos que uma mulher pode ter ao longo da vida. A espera pelo nascimento da criança, durante os noves meses, faz com que o corpo da futura mamãe passe por inúmeras transformações até o momento do parto. Algumas dessas mudanças são maravilhosas já outras causam certos incômodos. Entre os tais incômodos estão às inevitáveis dores nas costas. Esta é uma das reclamações mais comuns da gestação.

gravidez

 

Estima-se que entre 50-80% das mulheres grávidas, o aparecimento de algum tipo de dor lombar é inevitável. “As dores nas costas durante a gravidez normalmente começam a aparecer no período entre o quinto e o sétimo mês de gestação, porém tem mulheres que manifestam os incômodos a partir da oitava semana. Porém, mulheres que já apresentam histórico de dor nas costas antes  de engravidar são candidatas com maior de risco para sofrer com dores na lombar”, explica o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira especialista em Osteopatia, RPG e Acupuntura.

Prováveis Causas das dores nas costas das grávidas

De acordo com o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira os hormônios como a relaxina e os estrógenos causam uma frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia. O crescimento do feto e aumento do útero provocam aumento do peso e em consequência vem o desequilíbrio no corpo da mulher. Inicialmente o peso fica todo concentrado na barriga e os músculos abdominais vão perdendo o seu tônus isso acarreta um sobrepeso na lordose lombar mais sobrecarga na parte inferior da coluna. “O ideal seria preparar a musculatura para receber a gestação, mas como na maioria das vezes a gravidez não é planejada o importante é que a gestante faça sessões de fisioterapia para fortalecer toda essa região afetada pelo peso e ganhar tônus muscular para ficar mais preparada para hora do parto. Sessões de RPG ajudam no fortalecimento das estruturas musculares que sustentam o peso e acima de tudo manter a postura em de forma correta” diz o fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

Dores mais comuns

Normalmente três tipos de dores acompanham as mulheres durante a gestação: a dor lombar, a dor pélvica posterior (Sacro-Íliaca) e a dor noturna. A dor lombar fica localizada na região inferior da coluna e geralmente irradia para as pernas causando contratura da musculatura ao longo da coluna. “As dores pioram caso a gestante fique muito tempo em pé ou sentada. Levantar a cada hora para andar um pouco é fundamental.

Ao sentar as costas devem ficar bem apoiadas e o solado dos pés em contato com chão” ensina Gustavo Oliveira. A dor pélvica acomete a articulação entre o sacro (final da coluna que se alarga) e a bacia, chamada de articulação sacro-ilíaca e atinge 20% das mulheres. A dor estende-se para os glúteos e região posterior da coxa, não ultrapassando o joelho. É o tipo de dor não desaparece com o repouso e geralmente persiste por certo tempo mesmo após o nascimento da criança. 

Já a dor noturna afeta as grávidas durante a noite quando deitam. É resultado da fadiga muscular sofrida ao longo do dia. “Uma boa dica é dormir com um travesseiro entre as pernas se torna uma prevenção contra a dor” fala o fisioterapeuta.

Quando estiver muito cansada, eleve as pernas com o auxílio de uma cadeira ou almofada. Isso facilita a circulação sanguínea já que nesta fase há uma elevação do volume de sangue de 40% a 50%.

Cuidados que ajudam na gravidez

Cuidar da postura com orientação de um fisioterapeuta;

Sessões de RPG para fortalecimento da musculatura e postura correta;

Sessões de Acupuntura;

Tomar cuidado com o sobrepeso/obesidade;

Fazer alongamentos com orientação de um Fisioterapeuta;

Dormir bem, utilizando o travesseiro ou rolo nos joelhos;

Evitar salto alto;

Evitar ficar muito tempo sentada ou em pé;

Cuidados Especiais;

Usar uma pequena almofada nas costas ao sentar.

Para saber mais ou tirar suas dúvidas entre em contato com o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

Gustavo Oliveira Fisioterapia – Osteopatia-RPG-Acupuntura

Rua do Sossego, 683, BoaVista – Recife-PE

Fone: (81) 3231-3756

Ou mande um e-mail para contato@gustavooliveirafisio.com.br.

 

mundo

 

 

Relacionados posts

Comments are closed.

« »