A Fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dores crônicas que se manifestam em várias partes do corpo afetando, principalmente, a musculatura. As consequências dessas dores são dificuldades em caminhar ou subir escadas, fadiga incapacitante, alterações no intestino e distúrbio do sono, ou seja, noites mal dormidas. “Estes sintomas são muitas vezes agravados por fatores externos como: o stress, frio, umidade, mudanças no clima e excesso de esforço bem como por fatores internos como a ansiedade, depressão e variações hormonais” explica o fisioterapeuta Gustavo Oliveira, que atua no Recife. Porém, mesmo apresentando-se de forma extremamente dolorosa e incapacitante, a fibromialgia não ocasiona comprometimento das articulações e nem causa deformidades.
“Acupuntura, Osteopatia e Reeducação Postural Global aliada a exercícios diminuem as dores e desconfortos causados pela fibromialgia.”
A fibromialgia é seis vezes mais comum em mulheres e a sua prevalência aumenta conforme a idade. Cerca de 2% da população jovem e 8% da população idosa são portadores desta doença. A maior parte dos casos de fibromialgia inicia-se entre os 30 e 55 anos. Contudo alguns estudos mostram que a doença pode afetar crianças e adolescentes.
O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. De acordo com fisioterapeuta Gustavo Oliveira ao todo são 18 pontos doloridos ligados à fibromialgia (nos ombros, articulações dos braços e pernas, regiões próximas ao pescoço, nos glúteos entre outros). “Quando ao menos onze desses pontos anatomicamente específicos chamados de Tender Point ficam dolorosos à palpação, é provável que o paciente seja portador da patologia. Infelizmente ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientar o fisioterapeuta para um diagnóstico mais preciso” explica Gustavo Oliveira.
O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. As terapias manuais como a Osteopatia, a Acupuntura e a Reeducação Postural Global (RPG) tem-se mostrado muito eficazes para o controle da doença. “A Fisioterapia tem um papel importante no tratamento da fibromialgia. Por meio das Terapias Manuais são realizados exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e métodos de analgesia, avaliando-se a necessidade de cada caso. Todos estes tratamentos restabelecem o equilíbrio do organismo e principalmente do sistema nervoso fazendo com que o paciente fique mais relaxado e desta forma com menos dores” diz Gustavo Oliveira.
Por meio de toques suaves e precisos nos ossos da cabeça, coluna vertebral e sacro, as terapias manuais melhoram o funcionamento do sistema nervoso central. Além de ativar a capacidade de auto cura do corpo, promovendo um profundo relaxamento e sensação de bem-estar nos níveis físico, emocional e mental.
Principais Sintomas da Fibromialgia
. Dor generalizada
· Fadiga
· Falta de disposição e de energia
· Alterações do sono, acordando cansado
· Síndrome do cólon irritável
· Sensibilidade durante a micção
· Cefaleia (dores de cabeça)
· Distúrbios emocionais e psicológicos
. Rigidez matinal de curta duração
. Câimbras
. Dor torácica
. Falta de atenção
Importância das sessões de Osteopatia, Acupuntura e
Reeducação Global Postural (RPG)
. Melhorar os sintomas de dor
. Evitar contrações dolorosas de grupos musculares
. Melhorar a força muscular
. Favorecer a coordenação motora para as atividades diárias
. Promover uma postura adequada
. Melhorar a disposição
· Auxiliar no controle do peso
. Auxiliar no controle da ansiedade
. Melhorar a auto-estima
. Melhor a qualidade de vida proporcionando mais bem-estar
Relacionados posts
» Acupuntura, Atendimento Domiciliar, Fisioterapia, Osteopatia, RPG, Sua Saúde » Terapias Manuais no tratamento da...
Acupuntura, Acupuntura Recife, Dor, Dor Crônica, dor no pescoço, Dor Recife, fibrobialgia, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta Gustavo Oliveira, fisioterapia recife, Gustavo Oliveira, Osteopatia, Osteopatia Recife, Reeducação Postural Global, RPG, RPG Recife, terapias manuais, Tratamento da Dor
« Acupuntura auricular – Necessaire Fisioterapia respiratória »