Fibromialgia sintomas e Tratamentos

Terapias Manuais no tratamento da Fibromialgia

on maio 30 | in Acupuntura, Atendimento Domiciliar, Fisioterapia, Osteopatia, RPG, Sua Saúde | Por | with No Comments

A Fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dores crônicas que se manifestam em várias partes do corpo afetando, principalmente, a musculatura. As consequências dessas dores são dificuldades em caminhar ou subir escadas, fadiga incapacitante, alterações no intestino e distúrbio do sono, ou seja, noites mal dormidas. “Estes sintomas são muitas vezes agravados por fatores externos como: o stress, frio, umidade, mudanças no clima e excesso de esforço bem como por fatores internos como a ansiedade, depressão e variações hormonais” explica o fisioterapeuta Gustavo Oliveira, que atua no Recife. Porém, mesmo apresentando-se de forma extremamente dolorosa e incapacitante, a fibromialgia não ocasiona comprometimento das articulações e nem causa deformidades.

“Acupuntura, Osteopatia e Reeducação Postural Global aliada a exercícios diminuem as dores e desconfortos causados pela fibromialgia.”

A fibromialgia é seis vezes mais comum em mulheres e a sua prevalência aumenta conforme a idade. Cerca de 2% da população jovem e 8% da população idosa são portadores desta doença. A maior parte dos casos de fibromialgia inicia-se entre os 30 e 55 anos. Contudo alguns estudos mostram que a doença pode afetar crianças e adolescentes.

18 pontos da Fibromialgia

Os 18 pontos da Fibromialgia.

O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. De acordo com fisioterapeuta Gustavo Oliveira ao todo são 18 pontos doloridos ligados à fibromialgia (nos ombros, articulações dos braços e pernas, regiões próximas ao pescoço, nos glúteos entre outros). “Quando ao menos onze desses pontos anatomicamente específicos chamados de Tender Point ficam dolorosos à palpação, é provável que o paciente seja portador da patologia. Infelizmente ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientar o fisioterapeuta para um diagnóstico mais preciso” explica Gustavo Oliveira.

O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. As terapias manuais como a Osteopatia, a Acupuntura e a Reeducação Postural Global (RPG) tem-se mostrado muito eficazes para o controle da doença. “A Fisioterapia tem um papel importante no tratamento da fibromialgia. Por meio das Terapias Manuais são realizados exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e métodos de analgesia, avaliando-se a necessidade de cada caso. Todos estes tratamentos restabelecem o equilíbrio do organismo e principalmente do sistema nervoso fazendo com que o paciente fique mais relaxado e desta forma com menos dores” diz Gustavo Oliveira.

Por meio de toques suaves e precisos nos ossos da cabeça, coluna vertebral e sacro, as terapias manuais melhoram o funcionamento do sistema nervoso central. Além de ativar a capacidade de auto cura do corpo, promovendo um profundo relaxamento e sensação de bem-estar nos níveis físico, emocional e mental.

Principais Sintomas da Fibromialgia

. Dor generalizada
· Fadiga
· Falta de disposição e de energia